Governo
Acesse a conta Governo
Com BB Token
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Home Governo   Governo Federal 
DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais

O Banco do Brasil tem convênio firmado com a Secretaria da Receita Federal – SRF para o recebimento de tributos federais através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF, fazendo parte da Rede Arrecadadora de Receitas Federais.

Os principais tributos recebidos por meio do DARF são o IRPF, IRPJ, PIS/PASEP, COFINS, CSLL, CIDE, IOF, IPI, entre outros. O DARF Preto, também conhecido como DARF Europa ou, simplesmente, DARF, é o modelo utilizado para o pagamento de todos os tributos federais, com exceção do imposto Simples, que é utilizado pelas empresas integrantes do regime tributário simplificado denominado Simples Nacional. Neste caso, o formulário utilizado é o DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O Simples Nacional substituiu o antigo Simples Federal que era pago através de DARF Simples. É proibida a recepção de DARF SImples com "Período de Apuração" superior a 30.06.2007.

Os tributos federais não vencem em dia não útil. As datas de vencimento dos tributos são estabelecidas e divulgadas no site da SRF, http://www.receita.fazenda.gov.br, na Agenda Tributária. Para elaboração da Agenda é utilizado o critério de antecipação do vencimento, quando a data em que, tradicionalmente, vence a obrigação cai em dia não útil.

No Banco do Brasil, o cliente pode efetuar o pagamento de seus DARF, através dos seguintes canais de atendimento: terminais de auto-atendimento (TAA), Internet Pessoa Física, débito em conta (parcelamento de dívidas), Gerenciador Financeiro (pessoas jurídicas), Auto-Atendimento Setor Público, troca de arquivos através do aplicativo BB DARF, Central de Atendimento – CABB, entre outros. 

É possível também, efetuar o pagamento do DARF nos guichês de caixa das agências do BB. Para os usuários (não-clientes) essa é a única forma de pagamento disponível.

 
 psbpor001_www80-26
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...